terça-feira, 7 de outubro de 2014

COISAS DA VIDA OU COINCIDÊNCIA:

Há 97 anos, nascia no dia 4 de outubro de 1917, em San Carlos, no Chile, VIOLETA PARRA – A Cantora Rebelde. 

Ela foi uma das principais precursoras do movimento que ficaria conhecido como Nova Canção Chilena (anos 1960-1970), que resgatou o folclore do país e o utilizava como inspiração para novas obras, permeados de críticas sociais.

VIOLETA PARRA foi uma compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena, considerada a mais importante folclorista daquele país, tendo deixado uma grande obra que transcende seu tempo, sobressaindo às belíssimas canções: “Gracias a La Vida” e “Volver a los 17”, ambas internacionalmente conhecidas e valorizadas com as interpretações de MERCEDES SOSA.

Coincidentemente, MERCEDES SOSA, faleceu no mesmo dia 4 de outubro, há 5 anos, em 2009, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. 

MERCEDES SOSA, apelidada de “La Negra” pelos fãs, devido sua ascendência mestiça, com mistura francesa com indígenas, ficou também conhecida como “A Voz Dos Sem Voz”. Ela é considerada uma das mais famosas cantoras da América Latina, com raízes na música folclórica argentina, tendo se tornado uma das expoentes do movimento conhecido como “Nueva Canción”.

Como um tributo a essas duas artistas de primeira grandeza, nada é melhor que desfrutar as músicas: “Gracias a La Vida” e “Volver a los 17”, na voz de Mercedes Sosa.

Gracias A La Vida:


Volver a los 17 (participação de Milton Nascimento):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco