sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Conciência Negra

20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.

O Brasil é um pais onde não deveria haver racismo, pois segundo a Consulesa de Israel, na época em que era presidente o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que foi expulsa do nosso país, porque enviou para seu país um negro brasileiro que queria ser diplomata e foi impedido pelo Itamaraty e devido a cor da pele, não obteve ajuda do governo brasileiro.

Então, por ocasião da morte de Castelo Branco, em um acidente aéreo, mal explicado nos inquéritos militares, ocorrido em 18 de julho de 1967; ela então enviou um telegrama para o governo brasileiro com o seguinte teor: "O Brasil está de parabéns pela morte do Castello, pois o Brasil tem uma feijoada de raças!"

Mas se observarmos direitinho, o que impera no nossa "pátria varonil" não é o preconceito de cor e sim o preconceito socio-econômico. O próprio negro é racista, ele mesmo não aceita a cor da sua pele, basta ver que a maioria dos que conseguem uma boa independência financeira escolhem como companheiro um(a) galego(a).

Uma outra coisa que sempre me chamou a atenção. Quem nunca assistiu a pouco tempo, nos noticiarios da televisão envolvendo o preconceito a entrevistada ou o entrevistado responder a famosa pergunta: Por que o senhor(a) deu parte de fulano: - Porque ele(a) me chamou de Nego(a) fedorento(a)! Desta feita não era problema de cor e sim... de catinga.

Mais é isso aí, o Brasil é um país de gente feliz, ou como diz a propaganda do governo Lula:


Sem querer ferir aos brasileiros negros (cruzive eu!), que tem dado seu contributo para a grandeza deste país, queremos aqui parabenizar a todos aqueles que realmente tem a "Consciência Negra" - Os Políticos Brasileiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco