quinta-feira, 9 de julho de 2009

Parabéns, Itaporanga ?

Todo mundo sabe que Itaporanga foi emancipada no dia 9 de Janeiro de 1865. Desde criança os itaporanguenses ouvem falar no "dia 9", todo ano se faz uma festa em alusão ao aniversário da cidade, todo ano tem hasteamento de bandeiras na praça João Pessoa, missa, e o hino da cidade é tocado a manhã inteira nas emissoras de rádio.

Me surpreendi essa semana ao passar em frente à Escola Municipal Santa Mônica, localizada na Avenida Dr Manoel Medeiros Maia, e ver um painel, com o nome da escola, e o Brasão de Itaporanga, adotado como símbolo da gestão municipal...

Até aí nada de diferente, se não atentássemos pra um erro, singelo, mas profundo erro no Brasão da cidade. A data de fundação, ao invés de 9 de janeiro, aparece como 9 de julho de 1865. Um erro sutil( não venho aqui botar culpa em ninguém), mas que jamais deveria ser cometido.

Se a prefeitura erra a data de fundação da cidade, quem dirá seus moradores... ainda mais em frente à uma escola municipal, onde crianças passam diariamente, e as mais crescidas podem ver a data errada e assim permanecer no erro.

O pior é que não foi só na escola municipal. Eu já vi o 9 de julho como data de emancipação em outros lugares, como nas barracas do salão de Artesanato do São Pedro.

Volto a dizer, não quero culpar ninguém, mas uma imperícia dessas não pode mais ocorrer, ainda mais quando ela envolve os símblos municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco